No momento você está vendo Marketing Digital

Marketing Digital

Marketing Digital e suas variações

O Marketing digital é um dos meios de divulgação mais usados nos últimos anos, utilizado por diversas empresas, de diversos tamanhos. Aqui apresento o que é Marketing Digital e as suas variações, para você conseguir adaptar a sua estratégia a cada um dos tipos.

O que é Marketing Digital?

O Marketing digital, criado em 1990, continua se desenvolvendo e criando estratégias ainda atualmente, conhecido como Marketing 4.0. O mundo digital trouxe diversos desafios para empresas, tornando o posicionamento no mundo digital essencial.

O consumidor, que evoluiu a sua forma de consumo junto com a tecnologia, hoje utiliza e é atingido por diversas ferramentas de Marketing Digital.

O Marketing Digital é a utilização dos canais digitais como meio de atingir o seu público, usando ferramentas presentes na internet como meio de propagação. Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas são:

  • Redes Sociais
  • Anúncios do Facebook
  • Anúncios do Google
  • Divulgações por influenciadores

Vantagens e Estratégias do Marketing Digital

Conheça tudo sobre Marketing digital  e suas variações nesse texto.

Tendo iníciado em meados de 1990 o termo Marketing Digital, nasceu com o propósito de facilitar a comunicação entre empresa e consumidor além de aproximar mais a marca do seu público, é uma das formais mais eficazes de se posicionar na internet, utilizando ferramentas como, redes sociais, sites e e-mail marketing.

Com a constante evolução do marketing e o mercado se tornando cada vez mais competitivo, as empresas estão sendo obrigadas a proporcionar ao consumidor conteúdos cada vez mais relevante através de algumas estratégias. O Marketing digital é um dos meios de divulgação mais usados nos últimos anos, por diversas empresas, de diversos tamanhos. Aqui apresento o que é Marketing Digital e as suas variações, para você conseguir adaptar a sua estratégia a cada um dos tipos.

Antes de mais nada, é importante definir suas metas e objetivos. Para isso é preciso saber o que você quer atingir a partir de onde você está hoje. Suas metas precisam ser claras e ter um prazo para acontecer, como, por exemplo:

  • Aumentar 30% das vendas em 5 meses.
  •  Diminuir 15% o abandono de carrinho em 3 meses.
  • Fechar o faturamento anual em 20M.

Após a definição de onde você está e onde quer chegar, você poderá iniciar seu plano estratégico, e é o que vamos falar um pouco mais sobre isso logo a baixo.

Definição de Público

Um dos pilares para se criar uma boa estratégia de marketing digital, é a análise do seu público, o objetivo é entender quem é seu cliente ou possível cliente, para isso é preciso analisar, quais as necessidades dessas pessoas, rotina diária, como se comportam, como a sua empresa pode ajudá-las, bem como definir qual o melhor meio de comunicação para levar o seu produto até seu público, qual o melhor produto para atender as necessidades e se encaixar no modo de vida do cliente.

Analise de Concorrente

Outro ponto importante para estruturar sua estratégia de Marketing digital é a análise de concorrente, você precisará identificar quem faz ou vende o mesmo que você, e avaliar como está sendo feito, qual a forma de comunicação usada, qual o tipo de conteúdo está sendo levado, identificar o que está efetivamente funcionando e o que não está.

Alguns benefícios de utilizar as estratégias de marketing:

  • Aproximação da marca com o cliente.
  • Geração de relacionamento com o consumidor.
  • Conhecer seu público e as necessidades.
  • Fidelização de cliente.
  • Aumentar o engajamento e posicionamento na internet.
  • Aumento das vendas.

Agora que você já sabe quem é seu cliente, e o canal de comunicação que vai usar para levar seu produto ou serviço, chegou a hora de falarmos da primeira estratégia e uma das mais eficientes da atualidade:

Inbound Marketing

Com foco em conexões e conteúdo, essa é uma estratégia indispensável para atrair, encantar, converter e atrair clientes em potencial. Utilizando a ferramenta de Marketing de Conteúdo como aliada, esta estratégia consiste em levar conteúdo relevante e educativo a um consumidor específico (aquele que você definiu lá no início, lembra?), que por sua vez sentirá uma conexão e atração com a marca além de gerar confiança por ver em sua marca a solução para uma necessidade ou um problema, e isso claro, resultará em mais vendas ou contratação de serviços.

Marketing de Conteúdo

Como dito anteriormente ele é um grande aliado do Inbound Marketing, e este por sua vez tem como foco o posicionamento da marca nas redes e a entrega do conteúdo certo para o consumidor adequado através da criação de assuntos relevantes e o levantamento de informações importantes.

Marketing Digital

Se você busca atrair mais clientes e aumentar o tráfego do seu site, as redes sociais podem ser uma excelente opção para você, com base em sua pesquisa de persona você conseguirá definir qual a melhor rede para se posicionar, lembrando que não é necessário estar em todas, mas estar nas mais adequadas ao perfil do seu cliente.

Leads e E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é ferramenta quem tem forte poder para atrair, fidelizar, e engajar o consumidor, e é muito usada pelas empresas para divulgação de novidades, promoções e o que mais for interessante ao seu possível cliente.
Ele pode vir através das redes sociais ou por um website, mas seja de onde for, é importante manter o envio de e-mails recorrentes, mas tome cuidado para não virar spam, e como estamos falando de engajar e fidelizar o cliente. É importante que as informações enviadas por e-mail sejam claras e relevantes, contendo informações importantes de forma atrativa.

Agora que você já conheceu as principais ferramentas de estratégias de marketing, é ora de se organizar:

  • Mantenha um cronograma de publicações, e uma ótima maneira para manter tudo isso em dia, é criar um calendário de publicação e definir nele o que será postado ao longo do mês.
  • Criar conteúdo demanda tempo, então separe um dia ou algumas horas por dia para isso.
  • Acompanhe as métricas de desempenho da sua estratégia para saber se está dando certo.

Caso o retorno esteja baixo é importante avaliar o que não está funcionando e se for preciso, mudar a estratégia.

Caso isso tudo seja muito complexo ou você não tenha o tempo hábil para acompanhar e definir qual a melhor estratégia, talvez a sua melhor opção seja contratar uma empresa especializada para cuidar das suas redes ou prestar suporte que você precisa.

A Magic Cube Design possui as ferramentas necessárias para a análise e definição de estratégias.

Fale conosco, vamos esclarecer todas as suas dúvidas e prestar o suporte que a sua empresa merece. Entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário